Ofertas Especiais!   Acesse Agora!

Açaí para Atletas - Benefícios e os efeitos no treino

Açaí para Atletas - Benefícios e os efeitos no treino

Consumo da fruta ajuda a recuperar a energia e melhorar a performance! Saiba mais sobre os benefícios do açaí para atletas

Ter uma rotina de alimentação saudável pode ser essencial para obter um bom desempenho nos exercícios. Nesse sentido, é normal que alguns nutrientes ricos em substâncias ganhem destaque dos praticantes. Um deles, o açaí para atletas é visto como uma ótima opção. “Além de ser uma excelente fonte de energia, a fruta possui propriedades antioxidantes e atua nos radicais livres do organismo. Dessa forma, o açaí é famoso por contribuir para a boa forma do corpo”, explica a nutricionista Letícia Lenzi.

Açaí para atletas: como inserir no cardápio

De acordo com a nutricionista, o açaí para atletas pode ser inserido na dieta do pré ou pós treino. A escolha vai depender do resultado procurado pelo indivíduo. “Para quem deseja manter ou perder peso, o ideal é consumir no pré-treino, para aprimorar o desempenho da atividade física. A regra se aplica para exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo e luta, e exercícios anaeróbicos, como a musculação. A fibra presente na composição ajuda na regulação do corpo”, explica a especialista.

Já quem procura pelo padrão de hipertrofia, que visa a diminuição de gordura corporal e aumento de massa magra, deve consumir uma boa quantidade de proteína após os exercícios. Dessa forma, o açaí para atletas pode auxiliar na reconstrução dos músculos. “O açaí é rico em proteína e auxilia na recuperação de nutrientes essências perdidos ao longo do treino. Por isso, para esse público, é importante ser consumido no pós-treino. O ideal é juntá-lo, ainda, ao Whey Protein”, aconselha Letícia.

Conheça abaixo alguns benefícios do açaí:

1 - AJUDA A PRODUZIR ANTICORPOS: As proteínas presentes no açaí ainda contribuem para a produção de anticorpos, evitando que outras doenças afetem e impeçam o atleta de prosseguir com os treinos.

2 - PREVINE DOENÇAS: A alta concentração de cálcio e potássio é essencial para a prevenção de determinadas doenças e ótima para combater as dores e danos musculares causados pelos exercícios.
 

3 - REJUVENESCE: Como contém alta dose de antioxidantes, o fruto é capaz de retardar o envelhecimento. Estudos indicam que o açaí é 33 vezes mais eficaz do que o vinho tinto ou a manga e possui capacidade de combater células cancerígenas
 
4 - BAIXA CALORIA: A polpa da fruta em si não engorda; 100 gramas do fruto possuem 60 calorias. Ou seja, é um produto de baixo teor calórico. O que engorda é o xarope de guaraná que é acrescentado na fruta para que ela fique mais doce. Este tipo de consumo é maior no sudeste, onde as pessoas costumam também adicionar frutas, paçoca, leite condensado, entre outros elementos.

5 - DÁ ENERGIA: Por conter diversas vitaminas e minerais, garante energia suficiente durante o exercício. Mas é bom lembrar de não exagerar nas porções e consumi-lo sem o xarope de guaraná. Caso queira incrementar, bata a polpa com uma banana e adoce com mel

6 - FONTE DE FERRO: A quantidade de ferro encontrada em 100 g de fruto é de 1,5 mg. Uma concentração baixa se comparada a outros alimentos como o feijão, que possui quase 6 mg em uma xícara.

7 - AJUDA A CONTROLAR DIABETES: O Diabetes Mellitus tipo 2 pode ser controlado e prevenido com a ajuda da fruta, pois ela é rica em lipídios e fibras e pobre em carboidratos, além do baixo índice glicêmico que não causa picos de glicemia. Também contém propriedades hipocolesterolêmicas que atuam na redução do colesterol e melhora o equilíbrio entre colesterol HDL e LDL.
 
8 - FIQUE ATENTO: A má higienização da fruta, após a colheita, pode causar doenças por transportar ovos de barbeiro – que transmite a doença. Por isso, é essencial confiar na procedência do produto. O fruto deve ser colocado de molho em uma composição que retira todas as impurezas.

Depois disso, passar por três tanques de lavagem para que seja feita a despolpa e só a partir daí ele tem que ser congelado em uma temperatura de 45 graus negativos. Essa fase só pode ser feita após o processo de lavagem e higienização, erradicando o risco de transmissão da doença.
 

Entretanto, seja como for, é importante lembrar de consultar uma nutricionista. A partir das sugestões da especialista, pode-se determinar as quantidades e combinações ideais para o indivíduo.

 

Vem participar do programa Viva Leve! Dessa forma, você pode transformar seu corpo com a ajuda da Master Coach e atleta amadora Monique Agnes.

Fontes: Letícia Lenzi, nutricionista parceira do Villa Roxa; Jefferson Oliveira Domingos, fundador do Villa Roxa | Edição: Brenda Prestes e Matheus Santos

 

Data 20/03/2019

sOBRE A singulaçai

Nossa História

Então em 2018, surge a:

Pioneira na distribuição de açaí, apenas despolpado e congelado. A fruta 100% pura e colhida do melhor solo, situado em Ribeirinhos onde estão concentrados os frutos mais saudáveis e saborosos. Vindo diretamente do Estado do Pará, onde nossa empresa acompanha todo o processo desde a plantação até chegar a sua tijela.

Primamos pela excelência e qualidade em conformidade com as exigências do ministério da Agricultura e as normas da Vigilância Sanitária.

Nossos Parceiros são selecionados com o rigor de mantermos nosso padrão sempre que possível com produtos naturais e de extrema qualidade. Distribuimos em Mato Grosso uma variedade de alimentos produzidos por outros estados, mas nunca encontrados no comercio Mato Grossense.

SAIBA MAIS

Nossa Estrutura

Clique sobre as fotos para ampliar

Nossa Localização

Benefícios do Açaí

Prevenção do Câncer

O açaí contém antocianinas, antioxidantes que, segundo pesquisas, podem ter efeito preventivo importante sobre a doença.

Redução do colesterol

As antocianinas presentes no Açaí estão associadas à diminuição dos níveis de colesterol. É o que revela estudo publicado na revista Nutrição.

Sistema imunológico

Os antioxidantes presentes no Açaí e os altos níveis de vitamina C auxiliam na manutenção da imunidade.

Antienvelhecimento

Os flavonoides e antocianinas presentes no fruto auxiliam na proteção das células, reduzindo sua degeneração e proporcionando um corpo mais saudável e jovem.

Produtos que Vai Gostar!

Newsletter

Receba Dicas de Saúde, Novidades, Artigos, Promoções e ótimos conteúdos exclusivos relacionados aos nosso produtos e serviços